A professora Ana Maria da Costa Ferreira, conselheira do CRQ-SP desde 2005 e docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), foi eleita para integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A posse ocorrerá juntamente com outros 18 cientistas de diversas áreas, eleitos em novembro de 2025.
Segundo a pesquisadora, fazer parte da ABC representa um grande reconhecimento na trajetória de um cientista brasileiro. Para ela, a eleição simboliza o reconhecimento entre os principais pesquisadores do país, com destaque tanto nacional quanto internacional. A professora ressalta que esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo, baseado em dedicação, competência e ética.
Ela também destaca o papel da ABC como espaço de articulação da comunidade científica, onde pesquisadores podem expressar prioridades, preocupações e contribuir com reflexões sobre as políticas científicas do Brasil.
Graduada em Química pelo Universidade de São Paulo (USP) em 1971, Ana Maria realizou doutorado na mesma instituição. Possui pós-doutorado pela Università di Roma Tor Vergata, na Itália, e pela University at Albany, State University of New York, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira docente no Instituto de Química da USP em 1978 e tornou-se professora titular em 2002. Ao longo de sua carreira, publicou cerca de 160 trabalhos científicos.
Entre as homenagens recebidas, destaca-se a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida em 2007 pelo Presidente da República e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, além da Medalha Ícaro S. Moreira, concedida pela Sociedade Brasileira de Química em 2009.
Como nova integrante da ABC, a professora afirma que pretende continuar contribuindo para o fortalecimento da ciência e da educação no país, defendendo o papel das universidades públicas e a valorização dos cientistas como agentes fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população.
A cerimônia de posse e diplomação dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências ocorrerá no dia 7 de maio, durante o encerramento da Reunião Magna da ABC, no Museu do Amanhã.
Fonte: CRQ-SP.



