Dezembro Vermelho

Após mais de 40 anos das primeiras descobertas acerca do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que se não tratado pode levar ao desenvolvimento da AIDS e à morte, muitos avanços científicos foram alcançados. Além dos tratamentos gratuitos disponíveis para quem vive com HIV, também estão disponíveis no SUS métodos preventivos como camisinhas, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

Recentemente o “Ministério da Saúde” inglês aprovou um tratamento injetável bimestral pra quem vive com HIV e, essa semana, a Anvisa aprovou, para uso no Brasil, um novo medicamento de dose única, que pode ser ingerido em jejum e que pode contribuir muito para uma maior adesão ao tratamento. Contudo, esses medicamentos AINDA não estão disponíveis nas UDM’s (farmácias que liberam antirretrovirais).

Infelizmente, os casos de HIV/AIDS têm aumentado nos últimos anos, principalmente entre adolescentes e jovens adultos (dos 13 aos 25 anos) e entre pessoas da terceira idade (60+). A cura ainda não chegou, portanto previna-se sempre!

Se você teve ou tem relações sexuais desprotegidas, teste-se periodicamente (a cada 6 meses). E caso seja diagnosticado como Soro Positivo, fique calmo, busque ajuda médica e faça adesão ao tratamento. É possível viver bem, viver saudável e sem transmitir o vírus (Indetectável = Intransmissível).

Com auxílio da Química, os cientistas seguem na luta em busca de tratamentos mais eficientes e com menos efeitos colaterais e, logicamente, de uma cura definitiva.

Enquanto isso, previna-se, teste-se e diga não ao preconceito e à sorofobia.

Quem vive com HIV, antes de tudo VIVE!